Vender Online: Quais os Melhores Canais e Dicas de Sucesso!

Veja as vantagens de vender online e conheça os canais mais recomendados.

Dicas | Junho de 2021

Vender online pode ser muito promissor. Afinal, o Brasil está entre os cinco maiores consumidores de roupas do mundo. São cerca de US$ 42 bilhões em vendas!

 

Contudo, é importante ter em mente que os resultados não chegam de um dia para o outro. Exige certa dedicação e esforço para promover sua loja virtual e gerar vendas.

A boa notícia é que essa tarefa não é tão complicada assim, ainda mais se você conhecer os melhores canais de venda e estratégias certeiras para alcançar o sucesso.

Por isso, não perca o artigo que preparamos para você e descubra como vender roupas online!

 

Quais os Melhores Canais para Começar Vender Roupas Online?

Existem diferentes formas de vender online, como marketplaces, Instagram e Facebook. Para definir a opção ideal para sua loja de roupas online, você precisa conhecer sua audiência. 

Em quais canais seu público-alvo está? Onde costuma interagir mais e efetuar compras? Quais tipos de postagens mais interagem? O que seu público gosta ou desgosta?

Quanto melhor você conhecer sua audiência, maiores as chances de acertar na divulgação dos seus produtos e vender. Por isso, a dica é criar um persona, que é a representação do seu cliente ideal. 

Agora, conheça os melhores canais para vender online:

 

Marketplaces

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OLX, Mercado Livre, Shopee e grandes empresas, como Submarino e Amazon, são alguns exemplos de marketplaces. 

A grande vantagem de anunciar nesses canais é a possibilidade de alcançar um grande número de usuários. No Mercado Livre, por exemplo, são mais de 74 milhões de usuários ativos e as vendas ocorrem a cada 23 segundos.

Contudo, é necessário pagar comissões por venda. Mas, no início do seu empreendimento, é uma solução prática para quem ainda não tem site próprio.

 

Instagram Shopping

O Instagram deixou de ser uma simples rede social e se tornou uma forte ferramenta para vender online. 

O app é voltado para publicação de fotos e vídeos, portanto é uma ótima maneira de apresentar suas camisetas, calças, moletons e outros produtos ao seu público.

Outro destaque é a capacidade de interação e proximidade com o cliente. É possível conversar com os consumidores diretamente pelo Direct, que também podem comentar em suas publicações, curtir e compartilhar com facilidade.

 

Facebook Marketplace

Outro canal para vender online é o Marketplace do Facebook, onde você pode anunciar seus produtos gratuitamente. 

A rede social apresenta inúmeras possibilidades aos vendedores. Além dos anúncios, você pode vender na página da marca, em grupos do seu segmento e até pelo Messenger, que também serve para interagir com o cliente.

Para gerar mais engajamento, compartilhe conteúdos relevantes e interessantes, crie enquetes e realize concursos, por exemplo.

 

WhatsApp

O WhatsApp é uma ótima ferramenta de mensagens instantâneas para conversar com seus clientes, tirar dúvidas, compartilhar fotos, vídeos e promoções exclusivas, e muito mais.

Por lá, você consegue ter uma interação bastante próxima, o que pode ajudar no processo de decisão de compra.

 

Além de poder compartilhar links de pagamento ou dados para transferência bancária, atualmente também é possível utilizar o WhatsApp Pay, uma solução de pagamento própria do aplicativo.

 

6 Dicas para Vender Roupas Online com Sucesso

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Agora que já conhece os melhores canais para vender online, não perca nossas dicas para alavancar suas vendas e conseguir melhores resultados:

 

1. Escolha Bons Fornecedores

Se você quer garantir a satisfação dos seus clientes e incentivá-los a recomprar na sua loja, é crucial vender produtos de qualidade. Para isso, a escolha de um bom fornecedor é essencial.

 

Priorize a qualidade das roupas, mas também dê preferência para fornecedores que entregam no prazo, que possuem preços vantajosos e boas condições de pagamento.

 

2. Escolha um Serviço Confiável de Hospedagem 

Se decidir ter sua própria loja online, você precisará desenvolver um site em uma plataforma de hospedagem confiável. 

Atualmente, existem plataformas que permitem customizar sua loja de forma fácil, sem que seja necessário entender de desenvolvimento de websites. Porém, se quiser ter controle total do seu site, o ideal é contar com o apoio de um especialista.

Além disso, é importante obter selos e certificados de segurança, o SSL (Secure Socket Layer), que indica que a conexão na sua loja é segura. 

 

3. Tenha Uma Identidade Visual da Sua Marca

Para ser lembrado pelos consumidores, você precisa ter uma identidade visual forte que reflita as características e valores da sua marca.

Sua identidade deve estar presente no site, nas redes sociais e também na hora que for enviar suas vendas. 

Essas ações ajudam a fixar sua marca na mente do consumidor e, consequentemente, mais vendas você fará.

 

4. Fique Atento com as Entregas

O envio de mercadorias é outra estratégia que precisa ser bem planejada. Lembre-se que nenhum cliente gosta de esperar demais por seus produtos, por isso, é importante ser organizado e ágil.

Os envios podem tanto ser feitos pelos Correios, como também por transportadoras. Análise qual alternativa é mais vantajosa para o seu e-commerce.

Além disso, uma dica para alavancar as vendas é efetuar promoções de frete grátis em compras acima de um determinado valor. 

 

5. Divulgue sua Loja Online

Não tem como falarmos sobre dicas para vender online, sem mencionarmos a divulgação. Por isso, invista em estratégias de Marketing Digital para atrair clientes em potencial, como Inbound Marketing, SEO e Marketing de Conteúdo.

Também divulgue seus produtos nas redes sociais e explore todos os recursos de divulgação, como anúncios pagos e diferentes formatos de conteúdos.

Além disso, para gerar mais engajamento com sua audiência, não compartilhe apenas fotos de produtos, mas também conteúdos informativos e criativos.

 

6. Tenha uma Estratégia de Atendimento e Pós-Venda

Um mau atendimento pode fazer o cliente desistir da compra. Por isso, redobre a atenção nessa área. À distância, é crucial proporcionar um atendimento ágil, prestativo e humanizado.  

Além disso, o relacionamento com o cliente não acaba com a finalização da compra. O pós-venda é determinante para fidelização e indicação da sua loja. 

Por isso, entende como foi o processo de compra, se houve dúvidas e solicite feedbacks. Assim, você conseguirá proporcionar uma excelente experiência ao seu cliente.

 

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Conclusão

Entender como vender online para promover sua loja virtual de roupas é o primeiro passo para aproveitar todo o potencial da internet para os empreendedores.

Ao conhecer bem seu público-alvo, escolher os melhores canais de venda e aplicar as estratégias aprendidas no artigo, será mais fácil alcançar o sucesso neste mercado.