Qual melhor tecido para roupa infantil? Confira as opções!

Você sabe qual melhor tecido para roupa infantil? Para garantir o conforto e a liberdade de movimentos das crianças é necessário se atentar na hora de escolher as roupas para este público. Confira!

Dicas | Setembro de 2021

Você sabe qual melhor tecido para roupa infantil? Para garantir o conforto e a liberdade de movimentos das crianças é necessário se atentar na hora de escolher as roupas para este público.
 

Assim, é possível garantir o bem-estar dos pequenos durante os estudos e momentos de lazer, sem que nada fique apertando ou impedindo a ventilação corporal. Também é preciso dar preferência a peças antialérgicas e que não causem alergias.

 

Para te ajudar a fazer escolhas certas, nós, da Mirante, preparamos este artigo para você. Continue a leitura!
 

Importância de um bom tecido para roupa infantil
 

Embora existam semelhanças com o guarda-roupa dos adultos, o universo do vestuário infantil tem algumas peculiaridades. A principal é em relação à saúde! Peças inadequadas podem causar alergias, irritações e coceiras.

 

Pensando nisso, foram criadas diversas regulamentações, como a Lei NBR 16.365/2015, que estabelece parâmetros de segurança para roupas infantis para eliminar riscos às crianças.

 

Por essa razão, é necessário buscar conhecer qual melhor tecido para roupa infantil antes de realizar suas compras.

 

Além disso, como falamos anteriormente, quando você opta por peças adequadas para as crianças, consegue garantir o bem-estar e o conforto durante o dia a dia.
 

Principais tipos de fibras dos tecidos
 

Antes de você saber qual o melhor tecido para roupa infantil, é interessante conhecer os tipos de fibras existentes no mercado de vestuário:
 

Fibras naturais

São as fibras retiradas da própria natureza e classificadas como vegetal, animal ou mineral. Algodão, lã, seda são alguns exemplos. 

 

Tecidos fabricados a partir de fibras naturais são o conforto, toque agradável, flexibilidade e praticidade. Contudo, amassam com facilidade e podem desbotar com o uso e lavagens.
 

Fibras sintéticas
 

São criadas pelo homem a partir de matéria-prima de produtos químicos, como da indústria petroquímica, como é o caso do poliéster, acrílico, poliamida e elastano.

 

A vantagem é que são bastante resistentes, quase não desbotam, não amassam e secam rapidamente. Porém, podem impedir a absorção da transpiração.
 

Tecidos mistos

São aqueles que misturam fibras naturais com as sintéticas, como é o caso do poliéster + algodão. Esse tipo de tecido é mais versátil, já que possui os benefícios dessas duas fibras, como o conforto do algodão e a durabilidade do poliéster.
 

Qual melhor tecido para roupa infantil?
 

Na própria lei NBR 16.365/2015 há recomendações sobre quais os tecidos, pois nem todos os materiais são indicados para o público infantil, já que as crianças têm pele mais sensível que os adultos.

 

Agora, descubra quais os melhores tecidos para roupa infantil e acerte na escolha:


 

Algodão
 

Não há dúvidas, quando falamos sobre qual melhor tecido para roupa infantil, precisamos mencionar o algodão.

Afinal, essa fibra natural é a mais indicada para compor o vestuário das crianças devido aos seus benefícios e por não causar alergias.

 

Além de maciez e toque agradável ao corpo, a fibra é respirável e absorve o suor do corpo, o que traz muito mais conforto durante o uso. 

O algodão também gera conforto térmico, o que é importante em um país com clima mais quente, como o Brasil, além de dar bastante liberdade de movimentos para os pequenos na hora de brincar, estudar ou dormir.

 

Todos esses pontos são essenciais quando o assunto é o público infantil. Afinal, as crianças costumam ter bastante energia e se movimentam bastante. Imagine como um tecido apertado e que pinica poderia incomodar os pequenos. Nada legal, não é mesmo?

 

Algodão + poliéster

A combinação dessas duas fibras é bastante interessante, já que une os benefícios do tecido natural e do sintético. 

 

Enquanto o algodão garante todo o conforto e maciez, o poliéster deixa a peça mais durável e resistente. Outras vantagens são a secagem rápida e que quase não amassam. 

 

Geralmente, essa combinação está presente em calças e casacos de moletom. 

 

A única ressalva é quanto a porcentagem de algodão na composição, que deve representar ao menos 50% das fibras.
 

Elastano ou poliamida

Nos dias quentes, peças de elastano ou de poliamida são boas pedidas para a criançada. Elas esticam bastante, não seguram suor na roupa e secam super rápido. Perfeitas para brincar na praia ou no parque, por exemplo.
 

Jeans

O jeans é produzido a partir do algodão e pode ser bastante confortável para crianças, além de ser versátil. Pode estar presente em calças, bermudas, camisas e jaquetas.

 

Já os modelos que trazem elastano em sua composição dão mais mobilidade para os pequenos no dia a dia. Contudo, sempre dê preferência aos jeans que possuem toque macio.
 

Lã Antialérgica ou Microfibra

Nos dias frios, a lã antialérgica e a microfibra são ótimas opções para manter os pequenos aquecidos contra as baixas temperaturas. Além de quentinha, esses tecidos são super macios. 

O que não é recomendado ao escolher um tecido para roupa infantil?
 

Agora que já sabe qual melhor tecido para roupa infantil, é importante também saber quais fibras não são recomendadas para as crianças. Assim, você saberá quais materiais evitar na hora das compras.
 

Uso de tecidos sintéticos
 

Infelizmente, alguns tecidos podem ser o agente responsável por alergias que caracterizam a dermatite de contato.
 

Este é o caso dos tecidos sintéticos, como acetato, poliéster, polipropileno e couro ecológico. Isso ocorre pois essas fibras não absorvem a umidade do corpo e provocam o acúmulo de resíduos, causam coceira e ainda deixam a sensação de aspereza na pele.
 

Uso de tecidos metálicos ou plastificados

Quando ficam em contato direto com a pele, esses tecidos devem ser evitados. Além de esquentarem muito no sol, também podem causar alergias devido aos corantes e produtos químicos utilizados em sua composição.
 

Compre as melhores camisetas infantis com vendas para atacado e varejo. Nossos produtos são a pronta entrega e fazemos o despacho em até 2 dias úteis!
 

Conclusão: qual melhor tecido para roupa infantil?
 

Como vimos, é necessário saber qual melhor tecido para roupa infantil para comprar roupas que garantem conforto, liberdade de movimentos e que evitam alergias nas crianças.

 

Por isso, opte por peças 100% algodão ou com essa fibra natural na composição. Outros tipos de malhas também podem ser usados pelo público infantil, como tecidos mistos, lã antialérgica, elastano e poliamida.