Proteção UV: Importância, Recomendações e Cuidados

As roupas com proteção UV são grandes aliadas da nossa pele, pois ajudam a bloquear os raios solares nocivos para a saúde. Confira como!

Dicas | Setembro de 2021

As roupas com proteção UV são grandes aliadas da nossa pele, pois ajudam a bloquear os raios solares nocivos para a saúde. 

Portanto, se você busca por mais qualidade de vida e saúde, vale a pena se atentar a essa novidade tecnológica do mercado. 

 

Para compreender mais sobre o assunto, nós, da Mirante, preparamos este artigo para você. Não perca!
 

Leia também: Dry fit: 6 vantagens de usar camisetas com essa tecnologia!


O que é a proteção UV?

Para que você entenda o que é a proteção UV e como ela funciona, primeiro você precisa compreender o que são os raios UV.

A sigla significa ultravioleta. Já a radiação ultravioleta faz parte da radiação solar e é invisível aos olhos humanos.

 

Essa radiação pode ser divida em três tipos:
 

Raios UVA

São os raios mais fortes que provocam danos mais profundos e que não são visíveis em curto prazo.

Dentre os malefícios, podemos citar insolação, queimaduras, desidratação, envelhecimento precoce e até desenvolvimento de câncer em casos mais graves.

 

É mais incidente na superfície terrestre pois não independem do clima. Ou seja, estão presentes do nascer até o pôr do sol, em todas as estações do ano.
 

Raios UVB

São os raios capazes de causar danos visíveis à pele, como vermelhidão e queimaduras, após a exposição ao sol.

Esses raios são mais fortes nas estações mais quentes e aparecem das 9 às 16 horas e também são muito prejudiciais se não nos protegermos.
 

Raios UVC

Esses raios não chegam até nós, são bloqueados pela camada de ozônio, portanto não são nocivos.

Portanto, a proteção UV é responsável por proteger a pele do corpo e do rosto contra os danos causados pelos raios solares UVA e UVB.
 

Importância da proteção contra os raios ultravioletas

O sol é muito importante para a saúde, pois estimula a produção de vitamina D, que é essencial para várias atividades do corpo.

Também promove a produção de melanina, aumenta a sensação de bem-estar e ainda previne doenças.

 

Contudo, a exposição solar sem proteção deve ser feita por apenas 15 a 30 minutos por dia, dê preferência antes das 12 horas da manhã e após às 16 horas da tarde.

 

Por outro lado, quando a exposição é excessiva pode causar danos irreversíveis à pele, pois gera uma  degradação nas células mais profundas.

Por essa razão, a proteção é essencial para prevenir manchas na pele, rugas, flazidez,  queimaduras, envelhecimento precoce e até o câncer de pele.

 

Inclusive, engana-se quem pensa que os raios atingem apenas em dias quentes e ensolarados. Mesmo em dias chuvosos e nublados nós necessitamos de proteção.

 

Além disso, quem trabalha próximo a janelas também sofre com a incidência dos raios solares e até mesmo as luzes visíveis de lâmpadas e telas de computadores podem causar danos à pele.

 

Portanto, é necessário se proteger mesmo em ambientes fechados e caprichar ainda mais na proteção quando for se expor ao sol por longos períodos, como em atividades físicas ao ar livre, tipo trekking, caminhadas, corridas e escaladas.


 


O que é recomendado fazer para se proteger dos raios ultravioletas?
 

Agora que você já sabe a importância de tomar cuidado com os raios ultravioletas, é hora de descobrir como se proteger.

 

Além de evitar determinados horários para se expor ao sol, existem dois tipos de proteção que você pode recorrer: as barreiras químicas (protetores solares) e as barreiras físicas (roupas, acessórios, chapéus, etc).

 

Entenda melhor como se proteger no dia a dia dos raios solares: 
 

Use filtro solar corretamente

O protetor solar é indispensável ao se expor ao sol. Ele deve ser aplicado pelo menos 20 minutos antes de sair de casa e em quantidade suficiente para cobrir todo o rosto e corpo.

 

Além disso, é necessário reaplicar o protetor solar a cada 2 ou 3 horas, sempre que se molhar (caso esteja na praia ou piscina) ou suar muito em atividades físicas mais intensas.
 

Evite se expor ao sol em determinados horários

Entre as 10 horas da manhã e 16 horas da tarde a radiação solar é mais intensa e tem maior potencial de causar danos ao organismo. Por isso, evite se expor ao sol por longos períodos neste horário.

 

O ideal é dar preferência ao sol da manhã ou do final do dia para realizar atividades ao ar livre, sempre que possível.
 

Aposte em roupas com proteção UV

No dia a dia, é comum que as pessoas se esqueçam de aplicar protetor solar em todo o corpo.

 

Além disso, nem sempre há tempo hábil para aplicar o protetor e esperar secar para, então, se vestir e sair de casa. Sem contar que a duração é curta e é necessário reaplicar ao longo do dia.

 

Para facilitar e intensificar os cuidados com a pele, vale investir em roupas com proteção UV. Essas peças possuem tecnologia comprovadamente eficaz para bloquear os raios ultravioletas.
 

Como são os tecidos com proteção UV?

As roupas com proteção UV são confeccionadas com fios tecnológicos à base de dióxido de titânio.

 

Quando são fabricadas com algodão, as peças recebem um banho químico com um aditivo de fotoproteção. É esse processo que garante a eficácia contra os raios ultravioletas!

 

Com isso, oferecem um alto grau de proteção contra os efeitos nocivos do sol, criando uma barreira física que impede que os raios UVA e UVB agridam as camadas da pele.

 

Isso é possível porque as fibras do tecido absorvem a radiação, evitando que ela chegue até a sua pele.

Compre as melhores camisetas com proteção UV 30+ no atacado e varejo na Loja Mirante. Nossos produtos são a pronta entrega e fazemos o despacho em até 2 dias úteis!

 

Conclusão

Como vimos, a proteção UV é responsável por proteger a pele dos raios ultravioletas. Essa proteção pode ser obtida por meio de barreiras químicas (protetores solares) e físicas (roupas e acessórios).
 

As roupas com proteção solar são ótimas alternativas para facilitar e intensificar os cuidados com a saúde, não apenas ao realizar atividades físicas ao ar livre, mas também no dia a dia.