Transfer laser vs. sublimação: o que são, diferenças e qual a melhor?

Se você trabalha ou deseja atuar no setor de personalização de produtos, é necessário saber qual a diferença entre transfer laser e sublimação, e qual o melhor para o seu negócio. Afinal, a escolha do processo é crucial para guiar sua empresa no caminho d

Dicas | Junho de 2021

Se você trabalha ou deseja atuar no setor de personalização de produtos, é necessário saber qual a diferença entre transfer laser e sublimação, e qual o melhor para o seu negócio.

Afinal, a escolha do processo é crucial para guiar sua empresa no caminho do sucesso, de acordo com os objetivos da marca.

Neste artigo, você irá conhecer o que é e como funciona cada procedimento de personalização, para conseguir escolher o ideal para sua empresa. Acompanhe!

 

Compre as melhores camisetas para estampar com vendas para atacado e varejo. Nossos produtos são a pronta entrega e fazemos o despacho em até 2 dias úteis!

 

O Que É Transfer Laser?

O transfer laser é uma tecnologia de impressão em que as imagens são transferidas do papel para a superfície de tecidos ou objetos, como camisetas e canecas.

Para quem quer trabalhar na área de estamparia, esse é um dos métodos mais fáceis, pois requer menor investimento em produção e ilustrações.

Além disso, a imagem a ser personalizada pode ser impressa em impressoras a jato ou a laser, desde que você utilize um papel específico para esse fim, o papel para transfer.

Neste papel, existe uma película especial na superfície que possibilita estampar objetos quando é submetida a pressão e alta temperatura. Assim, a arte impressa se separa do papel e adere ao tecido.

 

Como é Feito o Transfer Laser?

Para que você entenda melhor como funciona o transfer laser, explicamos todo o passo a passo do procedimento. Confira:

1º passo: selecionar a imagem a ser impressa na camiseta ou objeto;

2º passo: espelhar a ilustração no computador, por meio de programas de edição de imagem, antes da impressão;

3º passo: imprimir as ilustrações em papel transfer. A impressora usada pode ser do tipo jato ou laser;

4º passo: colocar o tecido ou o objeto a ser impresso na base da máquina de transfer (prensa térmica). É importante esticar bem o material para que não haja defeitos no resultado;

5º passo: colocar a folha com ilustrações sobre o tecido ou objeto a ser personalizado;

6º passo: fechar a máquina para atingir a temperatura ideal;

7º passo: com a máquina já resfriado, o papel transfer desgruda do tecido ou do objeto, e o produto personalizado estará pronto para uso.

 

Quais Produtos Podem ser Personalizados via Transfer Laser?

transfer-laser-camiseta.jpg

  • tecidos 100% algodão, malhas e tecidos leves (coloridas, brancas e escuras);

  • copos long drink;

  • taças de acrílico;

  • canecas de acrílico;

  • materiais em plástico propileno tratado com promotor de aderência;

  • réguas;

  • papel;

  • madeira.

 

O Que É Sublimação?

Já a sublimação é um processo diferente! Ele ocorre por meio de uma tinta sublimática, que muda diretamente do estado sólido para gasoso para tingir o produto. 

Para que isso seja possível, a impressão deve ser realizada em um papel específico, chamado de papel sublimático. A tinta, ao ser aquecida, projeta partículas de tinta no papel de sublimação. 

Com a aplicação de tempo, temperatura e pressão, a tinta sublimática tinge o produto, que antes deverá ter passado por um tratamento, que consiste na aplicação de uma resina onde a tinta deverá se fixar.

Ou seja, a tinta sublimática tinge a camada de resina que foi aplicada no material, o que confere mais durabilidade aos seus produtos personalizados.

Já para camisetas, a tinta sublimática pinta as fibras do material de forma permanente.

 

Como é Feita a Sublimação?

Agora que já sabe como funciona o processo de sublimação, é hora de conferir o passo a passo para personalizar produtos com essa técnica:

1º passo: criar e espelhar a arte a ser impressa;

2º passo: usar uma impressora, tinta e papel específico para sublimação para imprimir a arte;

3º passo: colocar a prensa térmica para esquentar, e posicionar o produto a ser personalizado na máquina;

4º passo: prensar a imagem no produto, de acordo com o tempo e temperatura indicada para cada material e máquina utilizada;

5º passo: aguardar o tempo programado e retirar o papel sublimático com cuidado para não danificar o produto personalizado. Pronto! 

 

Quais Produtos Podem ser Personalizados via Sublimação?

  • tecidos a base de poliéster, brancos ou de cores claras (algodão não é sublimável);

  • canecas de cerâmica;

  • canecas de vidro;

  • canecas de polímero;

  • canecas de alumínio;

  • chinelos;

  • placas de vidro;

  • azulejos;

  • mouse pad's;

  • capinha de celular,

 

Qual a Diferença de Sublimação e Transfer Laser?

produtos-para-personalizar-com-transfer-laser.jpg

A sublimação é um processo que necessita de materiais específicos, como papel, tinta e impressora própria para essa finalidade, portanto, é um procedimento mais caro.

Por essa razão, é recomendado para produtos personalizados, onde o valor agregado é maior.

Já o transfer laser pode ser aplicado em diversos produtos convencionais sem nenhum tipo de tratamento específico, como a aplicação de resina. Por isso, é mais indicado para o mercado de brindes, como brindes corporativos e para eventos.

Além disso, cada técnica possui suas vantagens e desvantagens. No caso da sublimação, os benefícios são a longa durabilidade dos produtos e um ritmo de produção ágil.

Porém, o processo não funciona bem com tecidos escuros e só é indicado para tecidos sintéticos, que possuem menos qualidade que os materiais.

Por outro lado, no transfer laser, o processo de estamparia é rápido e tem baixo custo, também há mais variedade de imagens, tecidos e cores que podem ser estampados.

Porém, a desvantagem é que após a aplicação o tecido tende a ficar mais espesso na região estampada e a estampa pode rachar com o passar do tempo, principalmente se não houver cuidados específicos no processo de lavagem.

 

Compre as melhores camisetas para estampar com vendas para atacado e varejo. Nossos produtos são a pronta entrega e fazemos o despacho em até 2 dias úteis!

 

Conclusão

Conhecer as particularidades das técnicas transfer laser e sublimação é crucial para escolher o processo que melhor se adequa ao seu negócio.

Afinal, é importante lembrar que nenhuma técnica é melhor que outra, apenas são usadas para finalidades e possibilidades distintas.

A escolha dependerá do perfil do seu negócio, dos tipos de produtos que pretende produzir e qual mercado deseja atingir.