Por trabalharmos com margens muito baixas somos impossibilitados de oferecer o frete grátis, porém damos diversas opções de transportadoras para nossos clientes resultando em fretes com menores valores e melhores prazos de entrega.
Para realizar alguma troca, envie uma mensagem no WhatsApp (47) 99291-2222
Por termos um perfil atacadista, nós vendemos nossas camisetas em um sistema de kits, onde cada kit é composto por 10 camisetas do mesmo modelo, cor e tamanho.
Nós não temos pedido mínimo. Nosso atacado funciona em um sistema de kit's com 10 peças de um mesmo modelo, cor e tamanho. Se a compra for acima de 50 unidades nós conseguimos mesclar os produtos.
Fale conosco através do WhatsApp (47) 99291-2222.
Dicas • 24 de Agosto de 2021

Tem como sublimar camiseta preta? Saiba Tudo!

É possível sublimar camiseta preta? Muitas pessoas que trabalham ou desejam ingressar no ramo de personalização de roupas se perguntam. Saiba aqui!


Muitas pessoas que trabalham ou desejam ingressar no ramo de personalização de roupas se perguntam se é tem como sublimar camiseta preta.
 

Afinal, já sabemos que essa técnica proporciona ótimos resultados em tecidos brancos, beges e rosa claro. Porém, quando se trata de peças escuras, o processo é um pouco mais difícil, já que as impressoras não imprimem tintas brancas.

 

Para driblar essa questão, existem algumas alternativas para sublimar tecidos preto, que nós vamos te ensinar neste artigo. Então, se você deseja montar uma estamparia, não deixe de conferir o conteúdo!
 

Confira também: Transfer laser vs. sublimação: o que são, diferenças e qual a melhor?
 

Como funciona a sublimação em tecidos?


Antes de você entender como sublimar camiseta preta, é importante saber como funciona o processo de sublimação em tecidos.

 

Em termos químicos, a sublimação é a passagem de algo que está em estado sólido para o gasoso, sem que a substância necessariamente passe pelo estado líquido.

 

É exatamente isso que ocorre na técnica de sublimação! A tinta sublimática que está em um papel muda do estado sólido para o gasoso enquanto marca o tecido desejado.

 

Logo, para sublimar, basta colocar o tecido apropriado e o papel de sublimação na máquina de prensar. Vale ressaltar que o tecido deve ter base de poliéster.

 

O calor do equipamento é responsável por transferir as imagens do papel para a peça de roupa ou objetos, como canecas e chinelos.

 

Todo esse processo é realizado de forma prática e ágil. Por essa razão, é considerado revolucionário no universo da estamparia.


Tem como sublimar camiseta preta?
 

Sim, é possível sublimar malhas e tecidos escuros. Porém, justamente pelo fato do tecido ser escuro, a imagem não irá aparecer por não possuir uma base clara.

 

Esse problema ocorre porque as impressoras não imprimem tinta branca, como mencionamos no início do texto.

 

Quando o produto sublimado possui branco em sua arte, significa que há ausência de cor. Logo, o branco da roupa é a própria cor de fundo do material que recebeu essa técnica de estamparia.

 

Essa mesma lógica vale para os tecidos coloridos. Ou seja, não é apenas em peças escuras que o resultado poderá ficar comprometido se a arte possuir a cor branca.

 

Por exemplo, quando você for estampar uma peça vermelha e a arte possui detalhes em branco, esses detalhes ficarão também vermelhos, pois é a cor original da roupa.

 

A boa notícia é que existem algumas técnicas de como sublimar camiseta preta que possibilitam personalizar roupas por meio da sublimação, mesmo quando a peça é escura ou colorida.

 

Nestes casos, você precisará utilizar papéis sublimáticos especiais, que são próprios para sublimação em tecidos pretos, azul marinho, verde, marrom, bordô e outros tons escuros.
 

Afinal, como sublimar tecidos escuros?
 

Agora que você já entendeu como funciona a técnica de sublimação e o motivo de nem sempre funcionar em tecidos escuros ou coloridos, é hora de descobrir como sublimar camiseta preta.

 

Conforme mencionamos, você precisará utilizar um papel sublimático especial. Os papéis comuns de sublimação funcionam apenas para estampar peças claras.

 

Algumas opções de papéis sublimáticos para roupas escuras são:
 

Sublitex

O Sublitex é o principal papel sublimático para personalizar malhas e tecidos escuros. Trata-se de um termocolante que em um dos seus lados possui um tecido branco com base de poliéster.

 

Esse produto é capaz de proporcionar maior qualidade e durabilidade às estampas em peças escuras que passam pelo processo de sublimação.

 

Contudo, para garantir a eficiência da técnica, primeiro é necessário estampar o Sublitex, para então passar a arte para o tecido escuro.
 

Papel transfer OBM 

Outra maneira forma de sublimar camiseta preta é utilizar o papel transfer OBM, que é próprio para tecidos escuros. Assim como o Sublitex, ele também é um termocolante que possui uma face branca. 

 

O OBM pode ser utilizado tanto em impressoras sublimáticas, quanto nas impressoras de jato de tinta.

 

Para aplicar, a temperatura da máquina deve ser ajustada para 210ºC e o lado poroso do OBM deve ser colocado para cima.

 

Em seguida, coloque o lado do transfer impresso voltado para baixo em cima do papel transfer OBM. Pressione os dois transfer por cerca de 5 segundos.

 

Com as duas transferências ainda conectadas, corte a imagem conforme necessidade. Depois, coloque o tecido a ser impresso na máquina e faça o pré-aquecimento.

 

Por fim, coloque o papel OBM e estampa por cima da camiseta. A imagem a ser transferida deve estar voltada para baixo. Mantenha a posição por 15 segundos. Depois de remover o papel transfer, sua estampa estará pronta!


Papel Transfer Dark

Este é um papel comum e fácil de encontrar. Possui uma base branca na frente e uma marca na parte de trás, para que você não cometa erros ao imprimir.

 

 Para utilizar este papel, você deve imprimir seu trabalho com tinta pigmentada ou corante, sem espelhamento, e depois transferir a imagem normalmente na prensa térmica.

 

O fundo branco ocupa toda a área da folha, então se você quiser que o tom branco apareça apenas em certas áreas, você precisa cortá-lo com tesoura ou plotter de corte antes de sublimar.


PU Solvente

O PU (poliuretano) solvente é um material com fundo branco próprio para utilização em impressoras de grande formato (plotters) equipadas com tinta solvente ou eco-solvente.

 

Essas impressoras normalmente possuem corte integrado, o que permite a personalização de camisetas escuras sem precisar recortar o transfer a mão. Contudo, o custo inicial para utilizar esse processo é alto.

sublimacao de camisa preta roupas escuras


Onde encontrar as melhores opções de camisetas para sublimação?

Agora que já sabe como sublimar camiseta preta, também é importante se atentar a escolha dos seus fornecedores. Afinal, a qualidade das peças interfere totalmente no resultado final. 

 

Na Loja Mirante, você encontra camisetas básicas e lisas para personalizar que são de alta qualidade e durabilidade pelos preços acessíveis.

Isso é possível pois nossas peças passam por um rigoroso controle de qualidade em todos os setores de sua produção.
 

Tudo o que você precisa para se destacar no mercado com peças personalizadas de qualidade superior!
 

Compre as melhores camisetas para sublimação na Loja Mirante! Nossos produtos são a pronta entrega e fazemos o despacho em até 2 dias úteis!


Conclusão

Como vimos, tem como sublimar camiseta preta e outros tecidos escuros, mas é preciso utilizar papéis sublimáticos especiais, como o Transfer Dark ou o Transfer OBM.
 

Isso é necessário pois as impressoras — que precisam ser utilizadas nesta técnica — não imprimem a cor branca. Porém, com as técnicas específicas que você aprendeu no artigo, é possível obter resultados incríveis.
 

O que nossos clientes estão falando sobre nós

Ver todos
Painel do Cliente
Atendimento Mirante
Fale conosco!