Dicas • 14 de Setembro de 2021

Sublimação em Algodão: Principais Técnicas e Melhores Cores

Será que é possível fazer sublimação em algodão? Esta é uma das principais dúvidas entre os empreendedores que começam no ramo de estamparia. Confira mais!


Será que é possível fazer sublimação em algodão? Esta é uma das principais dúvidas entre os empreendedores que começam no ramo de estamparia. Isso ocorre porque é muito comum ouvir que o tecido ideal para a técnica é o poliéster.

 

Antes de você comprar materiais para estampar, é crucial saber se o produto realmente poderá ser utilizado e, assim, evitar desperdícios.

 

Pensando nisso, a Mirante preparou este artigo para você aprender como sublimar algodão e garantir um resultado perfeito. Acompanhe!
 

Existe tecido certo para sublimação?

Ao contrário do que muitos acreditam não existe apenas um tecido certo para realizar a sublimação. Na verdade, muitos outros tipos de malhas podem ser utilizados nesta técnica.

 

O tecido 100% poliéster é sim o mais adequado para sublimar, pois a estampa irá apresentar uma excelente qualidade gráfica e ótima pigmentação.

 

Contudo, também é possível fazer a sublimação em algodão e em outros tecidos mistos que contenham ao menos 50% de fibras sintéticas, como:

- poliéster + poliamida;

- poliéster + algodão (malha PA);

- poliviscose (poliéster + viscose, chamada de malha PV);

- lycra de poliéster.
 

Quanto mais poliester houver na composição, melhor será o resultado e a qualidade da estampa, já que a imagem ficará mais definida e com riqueza de detalhes.
 

Outros tecidos interessantes para sublimação são:

- microfibra: boa resistência, secagem rápida, confortável e ótimo caimento ao corpo;

-chiffon: geralmente usado para vestidos de festas, é fino e leve;

- neoprene: flexível, resistente e com ótima elasticidade;

-satin: possui brilho acetinado e é levemente transparente, semelhante ao cetim. Geralmente usado em blusas, regatas e saias.

 

É possível fazer sublimação em algodão?
 

Tecnicamente, é possível fazer a sublimação em algodão. O que ocorre é que a estampa passará diretamente para o tecido com uma cor mais opaca e, após algumas lavagens, poderá sair totalmente.

 

Isso ocorre porque o papel sublimático é uma espécie de adesivo que, no tecido 100% algodão, possui baixa durabilidade. Com lavagens e manuseio, este papel acaba se desgastando ou soltando.

 

Para obter resultados excelentes ao estampar peças totalmente de algodão, o ideal é optar por métodos próprios para o tecido.

 

Outra alternativa é buscar por outras técnicas, como o silk screen, também conhecido como serigrafia, que é um processo clássico para criar peças personalizadas. 

 

Contudo, se você realmente desejar realizar a sublimação em algodão, existem algumas formas de realizar esse procedimento:
 

Clear Subli Cotton Mono
 

O Clear Subli Cotton Mono é um produto desenvolvido pela empresa Fremplast. Trata-se de uma resina especial para aplicação em tecidos de algodão que possibilita que a peça receba o transfer de sublimação.

 

Esse produto deve ser aplicado na peça de algodão, como se fosse um tinta de serigrafia. Depois, a peça deve ser passada na estufa.

Em seguida, basta levar a peça para a prensa e realizar a sublimação em algodão normalmente, como se fosse uma camiseta de poliéster.
 

Papel OBM Toque Zero
 

O transfer OBM é um termo colante de fundo branco formado por uma película composta por 100% poliéster.

Essa resina cria uma camada protetora no local da peça onde será aplicada a prensagem,  o que facilita a aplicação da arte. 

 

Isso possibilita realizar a sublimação em tecidos 100% algodão, além de também possibilitar estampar tecidos coloridos ou escuros, como camiseta preta, azul e vinho.

 

Por meio desta técnica, você consegue garantir a qualidade final das suas camisetas personalizadas.

 

A técnica oferece o toque zero, o que é um diferencial interessante. Porém, o filme  não pode ser recortado, o que pode pode não ser uma boa pedida para alguns tipos de imagem.
 

Sublimatex 
 

É um filme poliuretano termo-transferível, ou seja, um papel especial termocolante, que utiliza a tinta sublimática para dar mais nitidez à imagem.

Nesta técnica, é aplicado o termocolante no tecido de algodão para depois o desenho ser transferido. 

 

É importante ressaltar que esta técnica serve para tecidos claros, como branco, bege e rosa bebê. Além disso, é necessário utilizar o papel para impressão sublimatex e o filme sublimatex.
 

Papel Transfer Sublimático No-Cut Light
 

O Papel Transfer No-Cut Light é uma tecnologia que permite a sublimação em algodão com durabilidade e ótimo acabamento. 

Outra vantagem é que o processo é mais rápido que o OBM, pois não necessita realizar o procedimento em duas etapas.

 

Na técnica, você irá configurar o tipo de papel na impressora como "papel brilhante", desmarque "alta velocidade" e imprimir. Depois, é só aumentar a pressão da máquina de calor.

 

Em seguida, ajuste a temperatura para 185°C e use por 15 a 35 segundos. Por fim, coloque a camiseta sobre a prensa e coloque o papel impresso sobre a camiseta. 

 

Essa técnica funciona muito bem para artes mais escuras e de cores chapadas.
 

Filme de recorte com impressão digital

Por fim, outra alternativa para sublimar peças 100% algodão é usar um filme de recorte com impressão digital.

O filme é um termo colante preparado para ser transferido em tecidos de algodão, que gera alta durabilidade e resistência a lavagens para as estampas.

 

A técnica é pouco utilizada, mas também proporciona um resultado de alta qualidade para as suas peças personalizadas.

Contudo, esse tipo de filme não aceita impressão sublimática, mas sim com Plotter, que é uma impressora destinada a imprimir desenhos em grandes dimensões

 

Melhores cores para sublimação em algodão

Agora que você já sabe como sublimar camisetas de algodão, é importante saber quais são as melhores cores de camisetas para escolher.

 

Na técnica de sublimação, o ideal é optar por tecidos claros, como branco, bege, amarelo clarinho e até rosa bebê. Isso porque a impressora não imprime na cor branca. As artes que tiverem esse tom ficarão na cor da camiseta.

 

Contudo, existem técnicas específicas para sublimar tecidos pretos e coloridos, como é o caso do Papel OBM Toque Zero e do Papel Transfer Dark. 

Por meio dessas técnicas, você pode personalizar qualquer cor de camiseta, o que aumenta suas possibilidades. 

 

Compre as melhores camisetas de algodão, vendas para atacado e varejo. Nossos produtos são a pronta entrega e fazemos o despacho em até 2 dias úteis!

 

Conclusão

Como vimos, é possível realizar a sublimação em algodão. Contudo, para ter resultados de qualidade e boa durabilidade da estampa, você deve recorrer a algumas técnicas específicas. 

 

Neste caso, o importante é testar processos e ver o que melhor se adequa aos seus negócios e aos seus clientes.

 

Painel do Cliente