Tipos de malha: algodão, poliéster, PV, piquet ou dryfit, qual escolher?

Na hora de personalizar camisetas, sempre bate a dúvida sobre quais tipos de malha escolher. Afinal, dentre tantas opções disponíveis no mercado, pode ser difícil tomar uma boa decisão sem conhecer as composições e indicações de uso para cada material. Ve

Dicas | Julho de 2021

Na hora de personalizar camisetas, sempre bate a dúvida sobre quais tipos de malha escolher.

Afinal, dentre tantas opções disponíveis no mercado, pode ser difícil tomar uma boa decisão sem conhecer as composições e indicações de uso para cada material.

Isso porque, cada tecido tem características únicas e diferenças de durabilidade, nível de conforto e preço. Também há indicações específicas para cada técnica de personalização que você irá utilizar. 

Mas, calma! Para te ajudar a encontrar os melhores materiais para sua estamparia, preparamos este artigo. Acompanhe!

 

Compre as melhores camisetas para estampar com vendas para atacado e varejo. Nossos produtos são a pronta entrega e fazemos o despacho em até 2 dias úteis!

 

Quais São os Principais Tipos de Malhas do Mercado?

tipos-de-malha-para-camisetas.jpg

Existem diferentes tipos de malha, algumas são naturais, como o algodão, outras são sintéticas, como é o caso do poliéster, e há ainda composições que mesclam dois tecidos.

Antes de escolher o material ideal para sua estamparia de camisetas personalizadas, é preciso conhecer cada um deles. Vamos lá?

 

Malha de Algodão

O algodão é um dos tipos de malha mais utilizados devido sua versatilidade e qualidade. Esse tecido pode ser usado para as mais diversas finalidades.

Camisas produzidas com esse material apresentam uma ótima durabilidade, são respiráveis e confortáveis.

 

O Que É e Qual a Composição?

O algodão é uma fibra natural esbranquiçada e macia que cresce em volta das sementes de algumas espécies do gênero Gossypium. Essas espécies são nativas da África, Ásia e América.

Existem diferentes gramaturas e tratamentos do tecido de algodão que influenciam na qualidade e no conforto do material. As opções mais comuns são:

  • premium: 100% algodão, feitas com fio 30.1 penteado e com gramatura da malha de 160g/m². Oferecem alto grau de conforto, durabilidade e acabamento reforçados, ideal para revenda de peças personalizadas;

  • classic: uma malha mais simples, com gramatura 160g/m² e fio cardados de 30.1, contudo recebe um acabamento básico.

Dica: no caso de peças de algodão, quanto menor a numeração do fio, mais grosso e menor qualidade. Este é o caso dos fios 24.1, 26.1 e 28.1.

Já o fio 30.1 é o ideal para a produção de camisetas premium de alta qualidade. São macios, confortáveis e resistentes.

Ainda há os fios 40.1 E 50.1, são de ótima qualidade, mas são mais finos e transparentes. Por isso, são indicados para a produção de pijamas, roupas de cama e moda underwear.

 

Quando Usar Malhas de Algodão?

As camisetas de algodão são indicadas para a personalização de camisetas para passeio, devido à qualidade, durabilidade e conforto.

Optar por modelos premium, feitos com fio penteado, é ideal para quem quer agregar mais valor ao produto e ter um diferencial competitivo para vender online.

Como vimos, esse é um dos tipos de malhas versáteis, por isso, o algodão também pode ser usado na confecção de uniformes de empresas ou escolares e na produção de brindes para colaboradores e clientes de corporações.

Ele é aceito em todos os processos de personalização, exceto na sublimação.

 

Malha Dry Fit

Já a malha dry fit é um modelo com tecido leve, macio e permeável. Ele conta com uma tecnologia que absorve o suor e dispersa de forma uniforme para uma evaporação rápida, mesmo que haja alta transpiração. 

Por essa razão, são indicadas especialmente para quem pratica esportes ou exercícios físicos

 

O Que É e Qual a Composição?

A malha dry fit é produzida com material sintético e sua composição é 100% poliéster. São resistentes e não possuem nenhum encolhimento ao serem lavadas.

 

Quando Usar Malhas Dry Fit?

Dentre os tipos de malha existentes, esse é o mais indicado para quem deseja personalizar produtos para quem pratica atividade física ou para distribuir em eventos esportivos. 

Por ser fabricado em poliéster, também é o tecido mais indicado para a sublimação. Esse material deixa a personalização mais intensa e bonita.

 

Malha Fria PV (Poliéster + Viscose)

A malha fria, também conhecida como PV, é resistente, confortável e, dentre suas principais vantagens, estão o pouquíssimo encolhimento, o fato de não ficar amarrotada e nem desbotar. 

 

O Que É e Qual a Composição?

Essa malha é obtida por meio da mistura de dois tecidos: 67% de poliéster e 33% de viscose, aproximadamente. É justamente essa combinação que conferem as características únicas da peça.

 

Quando Usar Malhas Frias PV?

qual-melhor-tipo-de-malha-para-camisetas.jpg

Esse é um dos tipos de malha que pode ser utilizado para revenda de camisetas lisas, como também para a produção de camisetas personalizadas de promoção e brindes.

Além disso, também é ótima para uniformes escolares e corporativos, já que possuem grande durabilidade, ideal para serem utilizadas com uma alta frequência.

 

Polo Piquet

Já o tecido polo piquet, também conhecido como polo tradicional, oferece uma boa durabilidade, aparência diferenciada, ótimo caimento ao corpo e encolhe pouco.

 

O Que É e Qual a Composição

O polo piquet é fabricado em algodão e poliéster, em uma relação de 50:50. Ou seja, 50% poliéster e 50% algodão.

Já a gramatura é maior, aproximadamente, 220g/m². Portanto, é um tecido mais grosso.

 

Quando Usar Polo Piquet?

É um modelo clássico que confere maior modernidade ao visual, com um toque de sofisticação.

Por essa razão, está entre os tipos de malha ideais para uniformizar funcionários. Neste caso, a vantagem é conquistar um resultado mais elegante.

Também é uma alternativa largamente utilizada em eventos!
 

Poliéster

O poliéster é o tecido ideal para sublimação. É uma malha com toque leve, macio e agradável. Possui excelente resistência e pouquíssimo encolhimento. 

 

A vantagem do material é a rápida secagem e o baixo custo comparado a outros materiais. Além disso, as fibras esticam e o tecido não amassa.
 

O Que É e Qual a Composição
 

O poliéster é um tecido sintético oriundo do petróleo. As peças são feitas em malha 100% poliéster, fio 30.1. Geralmente, a gramatura da malha é de 160 g/m².
 

Quando Usar Poliéster?


A camiseta de poliéster é indicada para personalização de uniformes corporativos, brindes promocionais e eventos. Também é a melhor opção para quem trabalha com estamparia por meio da técnica de sublimação.

 

Compre as melhores camisetas para estampar com vendas para atacado e varejo. Nossos produtos são a pronta entrega e fazemos o despacho em até 2 dias úteis!

 

Conclusão

Já deu para perceber que existem diferentes tipos de malha e cada um possui suas características próprias, não é mesmo? 

Logo, a escolha da opção ideal para o seu negócio dependerá do seu público-alvo, do uso final e, também, do processo de produção. 

Isso porque o tipo de material deve estar de acordo com a técnica de personalização que você irá utilizar. Para sublimação, por exemplo, malhas 100% poliéster são as mais indicadas, enquanto o algodão não é sublimável.