Poliéster ou algodão: qual malha escolher na hora das compras?

Se você quer garantir uma boa compra, é importante conhecer os tipos de tecidos disponíveis no mercado, como o poliéster ou algodão. Confira!

Gerais | Agosto de 2021

Se você quer garantir uma boa compra, é importante conhecer os tipos de tecidos disponíveis no mercado, como o poliéster ou algodão, para escolher a opção que mais se adequa às suas necessidades.

 

Afinal, cada malha possui suas próprias características e propriedades, que proporcionam vantagens e desvantagens distintas, nem sempre visíveis à primeira vista. 

 

Para te ajudar a tomar a melhor decisão, vamos apresentar o poliéster e o algodão, além de explicar quando cada material é indicado. Acompanhe a leitura!
 

O que é o tecido de poliéster?
 

O poliéster é um tecido fabricado com fibras artificiais, também chamadas de fibras sintéticas. Embora pareça um tecido, na verdade, o material é proveniente de fio de petróleo.

 

Existem muitas variações de tecidos de poliéster, como poliéster PP, dry fit ou mesmo PET. Essas opções podem alterar o preço do produto.


Dentre as vantagens do poliéster, podemos destacar a resistência e a durabilidade. O material não desbota, mesmo com o uso constante. 

 

Além disso, ainda sofre pouco encolhimento com o calor, seca rapidamente após a lavagem e não amassa, portanto não é necessário passar.

 

Ao mesmo tempo, por ser um tecido 100% sintético, as camisetas de poliéster retém muito calor, a menos que seja uma malha adequada para esportes e atividades físicas, como é o caso do dryfit.

 

Outra desvantagem é que as peças podem apresentar pilling após as lavagens, que são aquelas bolinhas que aparecem nas roupas. Contudo, lavar as roupas pelo avesso ajuda a evitar esse problema.
 

Quando usar poliéster?
 

Para decidir entre poliéster ou algodão, é essencial conhecer as indicações de uso para cada tipo de malha.

 

A técnica de personalização proeminente em tecidos 100% poliéster é a sublimação. Também podem ser utilizadas a serigrafia e transfer laser.

 

Esse tecido costuma ser mais barato que o algodão e é mais simples. Por essa razão, é o mais indicado para criação de brindes, produtos personalizados para comemorações e uniformes para eventos.

 

Por não amassar, ainda é considerado um excelente tipo de peça para levar dentro da mala, em viagens.

 

Já o dry poliéster, especificamente, possui uma tecnologia que absorve o suor e o dispersa, garantindo uma evaporação rápida. Logo, é o ideal para eventos esportivos, como corridas e pedaladas, uniformes de times e, também, para uso por quem pratica atividades físicas.

E o que é o tecido de algodão?

Por outro lado, o algodão é um tecido feito com fibras naturais. Justamente por essa razão, sua maior vantagem é o conforto.

 

Além de conferir um toque macio e agradável na pele, ele é respirável. Ou seja, o ar de fora consegue penetrar na peça, e ela permite que o calor de nosso corpo saia. Portanto, é mais fresquinha no calor já que proporciona conforto térmico.

 

Porém, uma desvantagem desse tecido é que ele é fácil de amassar. Para conseguir um visual impecável, é preciso passar a peça, principalmente após a lavagem. 

 

Por ser um tecido feito de fibras naturais, o preço do algodão costuma ser superior ao dos tecidos de poliéster.

 

Contudo, é importante ressaltar que oferece uma qualidade elevada, especialmente se você escolher um algodão premium, como é o caso do fio penteado 30.1.

 

Para que você entenda melhor, existem dois tipos de malha de algodão: 

 

  • cardada: toque agradável e conforto por permitir a troca de calor, porém com maior propensão à formação de bolinhas;

  • penteada: aparência melhor, maior maciez e conforto, além de durabilidade superior.

 

Já a espessura do fio de algodão varia de 24.1 a 30.1, quanto maior for o valor, menor é a espessura do fio e maior é a qualidade. 

 

Agora que já conhece as diferenças dos tecidos, fica mais fácil escolher entre poliéster ou algodão. 
 

Quando usar tecido de algodão?
 

Para os tecidos de algodão, algumas técnicas de estamparia se destacam, como é o caso do transfer laser, para camisas brancas ou claras.

 

Já para as camisetas coloridas ou brancas, o mais indicado é serigrafia, também chamada de silk screen

 

O algodão é o material mais utilizado para confecção de camisetas personalizadas, especialmente para venda de roupas para o dia a dia.

 

É uma ótima pedida para quem deseja comercializar produtos de linhas especiais, com maior valor agregado.

Porém, ainda é indicado para criação de uniformes escolares e corporativos, brindes para clientes e colaboradores, entre outros.

 

Vantagens da camiseta de Algodão
 

-  Por ser um tecido de fibra natural ele permite a entrada de ar fazendo com que o tecido transpire mais se tornando mais "fresco".

-  Possui mais maciez e conforto por conta do toque macio do algodão

-  É muito raro se ter alergia ao algodão

-  Ideal para quem quer fazer estamparia ou bordado e agregar valor ao produto ou revender camisetas lisas

Vantagens da camiseta de Poliéster

-  Por ser uma fibra sintética tem altissima durabilidade

-  Praticamente não há encolhimento após a lavagem

-  Muito mais difícil de amassar se tornando mais prática em muitas ocasiões

-  Não desbota com facilidade

-  Ideal para quem quer fazer sublimação ou revender camisetas lisas para fins promocionais
 

Qual tecido é mais quente: poliéster ou algodão?

Essa é uma dúvida bastante comum em relação aos tecidos, que poderá te ajudar a escolher entre o poliéster ou algodão.
 

Como vimos, o poliéster é mais quente, por ser uma fibra artificial. Já o algodão é respirável, o que faz com que o calor saia do corpo e gere maior conforto térmico.
 

Entretanto, você pode optar pelo dry poliéster, um tecido leve que conta com uma  tecnologia que absorve e dispersa o suor do corpo, o que ajuda a controlar a temperatura corporal.
 

Qual melhor tecido para uniformes: poliéster ou algodão?
 

É difícil determinar se a melhor opção para uniformes é poliéster ou algodão. Isso porque a escolha dependerá dos objetivos da peça e até mesmo do segmento da empresa.
 

Por exemplo, se a ideia é ter um uniforme durável e que gere praticidade aos colaboradores, por dispensar a necessidade de passar antes do uso, o poliéster é o mais indicado.

 

Esse tecido é amplamente utilizado em uniformes na área de hotelaria, gastronomia e tecnologia.

 

Contudo, por ser originado do petróleo, existem normas de segurança que proíbem seu uso em roupas para profissões que tenham contato com o fogo ou materiais inflamáveis.

 

Agora, se seus colaboradores trabalham em serviços externos ou ambientes quentes, o ideal é optar pelo algodão, por ser uma malha respirável e mais fresca.

 

Já como uniforme escolar, é possível trabalhar com os dos materiais e até mesmo oferecer ambas as opções aos alunos. Assim, eles poderão escolher a camiseta que preferem, de acordo com as atividades e clima.
 

Compre as melhores camisetas para estampar com vendas para atacado e varejo. Nossos produtos são a pronta entrega e fazemos o despacho em até 2 dias úteis!

Conclusão

Agora que você já conhece as características, vantagens e desvantagens de cada tecido, fica mais fácil escolher entre poliéster ou algodão, não é mesmo? Assim, é possível identificar qual malha se adapta melhor aos seus objetivos.