Como Criar uma Marca de Roupa de Sucesso? 8 Dicas Práticas!

Você quer descobrir como criar uma marca de roupa? Saiba que com as dicas certas você pode tirar seu sonho do papel e criar um empreendimento de sucesso. Veja!

Dicas | Junho de 2021

Você quer descobrir como criar uma marca de roupa? Saiba que com as dicas certas você pode tirar seu sonho do papel e criar um empreendimento de sucesso.

Além disso, a produção têxtil é um bom setor para investir. Segundo as expectativas da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), o segmento crescerá 8,3% em 2021. 

Agora, descubra como aproveitar o crescimento do setor para tirar seu sonho do papel e criar sua própria marca. 

 

Compre as melhores camisetas para estampar com vendas para atacado e varejo. Nossos produtos são a pronta entrega e fazemos o despacho em até 2 dias úteis!

 

8 Dicas Práticas para Criar uma Marca de Roupa de Sucesso

Quando você sabe como criar uma marca de roupa, pode se beneficiar de diversas vantagens. Uma delas é ter uma margem de lucro maior por suas vendas do que quando revende produtos de fornecedores parceiros.

Porém, esse processo não é tão simples assim. É preciso seguir alguns passos para que seja possível desenvolver a sua própria confecção:

 

Faça Pesquisas Sobre o Mercado

O primeiro passo de como criar uma marca de roupa é realizar uma boa pesquisa de mercado. Assim, você consegue definir o que irá vender com mais assertividade.

Somente ao analisar o mercado é possível propor algo alinhado com suas expectativas e personalidade, mas que também seja atrativo para o público.

Portanto, descubra o que está em alta e o que as pessoas levam em consideração antes de comprar uma peça de roupa e por aí vai.

Porém, lembre-se também que tendências são passageiras, e você precisa de algo original e duradouro para que sua marca seja um sucesso.

 

Tenha Um Diferencial Competitivo

Além disso, quando você pensa em como criar uma marca de roupa, não deseja entregar mais do mesmo, não é?

Por isso, pense em qual será o diferencial da sua marca para você conseguir se destacar entre os seus concorrentes. 

Será a qualidade das roupas? Os recortes criativos? O uso de estampas personalizadas e exclusivas? Enfim, reflita sobre isso para encontrar a característica que irá te destacar no mercado e te ajudar a fidelizar sua clientela. 

 

Tenha um Conceito Definido da sua Marca

Depois de estudar o mercado e encontrar um diferencial para a sua loja de roupas, é hora de conceituar sua marca. Esse processo vai muito além de criar um logotipo. 

Para te ajudar, é preciso entender o que é, afinal, uma marca. Trata-se de uma representação figurada de um produto ou serviço.

Ela é um conjunto de histórias, expectativas e ideologias que ajudam no processo de decisão de compra do consumidor. Para isso, deve possuir alguns elementos básicos:

  • pilares da marca: palavras-chave ou atributos que traduzem a marca e servem como ponto de partida para criar a personalidade da sua empresa;

  • promessa: os benefícios que a marca irá entregar ao cliente;

  • missão: o propósito da marca, além do lucro;

  • nome e logo da marca: que deve ser único e fácil de memorizar;

  • linguagem: tom de voz utilizado pela marca ao se comunicar com os clientes.

 

Conheça seu Público-alvo

Outro passo essencial de como criar uma marca de roupa é conhecer bem seu público-alvo. Quais pessoas você deseja atingir? Quem são elas? O que elas consomem?

Conhecer bem seu público é fundamental em todas as etapas, desde a criação da identidade e propósito da marca, até ao desenvolvimento das peças e, inclusive, nas criar estratégias de marketing.

Quanto melhor você conhecer seus consumidores ideais, maiores as chances da sua marca ser um sucesso.

 

Escolha Bons Fornecedores

dicas-para-criar-uma-marca-de-roupa-de-sucesso

Não tem como falar sobre como criar uma marca de roupa, sem mencionar os fornecedores. Fazer boas escolhas nesta etapa é crucial para manter o padrão de qualidade das peças e agregar valor à marca.

Por isso, além de considerar preços, prazos de entrega e experiência no mercado, também avalie a durabilidade do material, a tecnologia utilizada e o conforto da peça.

Também analise se os fornecedores são eticamente corretos, pois isso também pode interferir na imagem da sua marca. Descubra que oferecem ambiente de trabalho adequado para os profissionais, se cumprem com a legislação, etc.

 

Pense em como você irá produzir as peças

Quando você começa a criar uma marca de roupa, também precisa pensar em como irá produzir suas peças.

Você comprará peças prontas dos fornecedores? Irá arcar com os custos da oficina ou prefere terceirizar esse serviço? Ou prefere abrir uma estamparia e adquirir uma máquina de estampar?

Se optar por terceirizar, faça um comparativo entre as fábricas de acordo com preços, quantidades, prazos, entregas e procedimentos em caso de peças com defeitos. 

 

Determine como você irá vender

Você prefere vender online por meio de um e-commerce ou terá uma loja física? Cada modelo de negócio tem seus prós e contras, além de diferentes custos de investimentos. É preciso analisá-los para realizar uma boa escolha.

Se optar por um espaço físico, lembre-se que precisará encontrar um ponto estratégico próximo ao público-alvo. Se for abrir um e-commerce, você precisará construir um site ou iniciar com vendas por meio das redes sociais ou marketplaces.

 

Busque Estratégias de Marketing e Vendas

Agora que já sabe como criar uma marca de roupa, é preciso investir na divulgação do seu negócio para alcançar seu público-alvo. 

Algumas das melhores estratégias de marketing para novas marcas é o marketing de influência, que são as ações com influenciadores digitais, anúncios pagos em redes sociais ou Google Ads, e uso assíduo de Instagram e Facebook para divulgar a novidade.

 

Compre as melhores camisetas para estampar com vendas para atacado e varejo. Nossos produtos são a pronta entrega e fazemos o despacho em até 2 dias úteis!

 

Conclusão

Saber como criar uma marca de roupa é essencial para conseguir realizar seu sonho de ter sua própria loja de roupas.

Ainda que o processo não seja tão fácil, ao seguir nossas dicas e estudar a fundo o tema, o mercado e o público-alvo, você tem grandes chances de criar um negócio bem sucedido.