Camisa ou camiseta: diferenças e qual é melhor para uniformes?

Uniformizar seus funcionários cria uma identidade única para o seu negócio e transmite credibilidade e organização. Por isso, continue conosco para saber como tomar a melhor decisão para a sua empresa!

Dicas | Julho de 2021

Uniformizar seus funcionários cria uma identidade única para o seu negócio e transmite credibilidade e organização. Contudo, podem surgir dúvidas quanto à escolha do modelo ideal. Afinal, qual a melhor opção para uniformes: camisa ou camiseta?
 

Neste artigo, você irá conhecer as características de cada modelagem, as diferenças entre elas e quando são indicadas. Por isso, continue conosco para saber como tomar a melhor decisão para a sua empresa!
 

Camisa x Camiseta: Qual a diferença?


Para escolher corretamente entre camisa ou camiseta, é preciso conhecer as características de cada modelo. 

As camisetas são informais, descontraídas e unissex, geralmente são fabricadas em algodão, malha ou tecidos sintéticos, como o poliéster. Os modelos de algodão são os mais confortáveis e duráveis para uso diário.

 

Elas podem ter mangas curtas ou longas, além de poderem ser lisas ou estampadas com o logo da empresa. Os decotes também são diversos, é possível escolher entre gola redonda, gola V ou gola canoa, por exemplo. 

 

Para aplicação do logo na camiseta, pode ser utilizado diferentes métodos de personalização, como o Silk Screen, Silk Digital, Transfer Laser e Sublimação.

 

Por outro lado, as camisas conferem um visual mais formal, sério e existem modelos próprios para homens e mulheres.
A sua principal diferença entre a camiseta é a modelagem, que possui golas, botões e, em alguns casos, bolsos.

 

Os bolsos são úteis, por exemplo, para guardar cartões de visitas em reuniões ou eventos de networking.
As camisas podem possuir mangas curtas ou longas, além de diferentes cortes, como o corte reto e os que são mais rentes ao corpo, chamado de slim.

 

Além disso, diversos tecidos são usados na fabricação, como algodão, poliéster, tricoline, linho e até seda. Geralmente, você encontrará composições mistas, como algodão e poliéster, ou algodão e linho.

Para a personalização, o mais indicado para as camisas é o bordado, geralmente feito no bolso ou na altura do peito. 
 

Outra diferença que você deve avaliar antes de escolher entre camisa ou camiseta é o custo. As camisetas são opções mais econômicas, enquanto as camisas possuem custo mais elevado.
 

Quando usar a camisa ou camiseta?
 

Em ambientes corporativos, que exigem vestimentas sociais, como é o caso de escritórios de advocacia, empresas de finanças e hotelaria, o mais indicado é usar camisas bordadas com a logomarca da empresa. 
 

As camisas também são as melhores opções em eventos abertos ao público, como feiras de negócios e congressos, pois transmitem seriedade, responsabilidade e formalidade.

Já para ambientes informais, eventos corporativos ou para colaboradores que exercem atividades que não possuem contato com o público, as camisetas são uma boa escolha.

 

Outra alternativa interessante é usar camisa ou camiseta de forma estratégica para diferenciar cargos e funções.

Por exemplo, para os funcionários de campo, que necessitam de mais conforto e mobilidade, opte por camisetas.

 

Já para profissionais do setor administrativo, que possuem contato com clientes,  fornecedores e parceiros de negócios, dê preferência às camisas. 

Opções de combinações para usar camisa ou camiseta
 

As camisetas são versáteis e fáceis de combinar. Os colaboradores podem usá-la praticamente com qualquer parte de baixo, como saias, calças (jeans, sarja, legging, chino ou brim), entre outros.


Além disso, você pode optar por um uniforme completo, instruir quanto ao modelo ideal para o uso dentro da empresa — geralmente, corporações indicam calça preta — ou até mesmo deixar a escolha da parte debaixo livre. 
 

Já as camisas são perfeitas para compor um conjunto social completo, com terno e calça social. Contudo, também podem ser usadas para criar visuais menos formais ao complementar a produção com calça jeans.
 


E a camisa polo? Quais características e quando utilizar?


Outra opção para uniformizar seus funcionários é a camisa polo, que representa um equilíbrio entre a casualidade da camiseta e a formalidade da camisa. 
 

A principal diferença entre a camiseta comum é que possui gola e botões no colarinho, o que confere maior seriedade ao visual.

Geralmente são produzidas em piquet, uma malha composta por 50% de Algodão e 50% de Poliéster. Essa combinação proporciona um uniforme confortável e altamente durável!

 

Além disso, outra vantagem da camisa polo é a versatilidade, pois pode ser combinada tanto com roupas mais casuais, como a calça jeans, e até com peças formais, como a calça social.
 

Ela pode ser usada por homens e mulheres, e ainda cai bem em diversas ocasiões do dia a dia de trabalho, desde a execução das atividades rotineiras e até mesmo em uma reunião.

Já para a customização, as melhores alternativas são o bordado, para um melhor acabamento, ou silk screen, para otimização de custos.
 

Camisa ou camiseta: qual escolher para minha empresa?
 

Para determinar se usará camisa ou camiseta como uniforme da sua empresa, você deve analisar as características do seu negócio.

Em qual setor sua empresa está inserida? Qual nível de formalidade? Quais atividades seus colaboradores exercem? Há contato com os clientes? Qual imagem você deseja transmitir?

 

Por exemplo, camisas polos e camisetas são mais convidativas e descontraídas, por quebrarem a normalidade, o que é interessante para criar proximidade com o público, especialmente no varejo.
 

Já na linha de frente de uma academia, as camisetas esportivas, como a Dry Fit, são as que mais combinam com esse ambiente.

Por outro lado, em uma concessionária de veículos ou na recepção de um hotel, os clientes valorizam a seriedade e credibilidade. Logo, a escolha mais adequada é a camisa.


Portanto, a melhor maneira para tomar uma decisão assertiva na hora de uniformizar seus colaboradores é considerar as características da sua empresa e do seu segmento.

 

Compre as melhores camisetas para estampar com vendas para atacado e varejo. Nossos produtos são a pronta entrega e fazemos o despacho em até 2 dias úteis!

 


Conclusão

Agora que você já sabe quando usar camisa ou camiseta e conhece as características de cada modelo, fica mais fácil determinar qual o mais indicado para sua empresa. 


Portanto, lembre-se de levar em consideração as necessidades específicas do seu negócio, que você poderá aproveitar ao máximo as vantagens de uniformizar seus colaboradores.