Cores de camisetas para uniformes: como escolher a cor certa?

O uniforme personalizado é uma importante ferramenta de comunicação para obter um diferencial competitivo e fortalecer a marca, confira mais!

Dicas | Julho de 2021

O uniforme personalizado é uma importante ferramenta de comunicação para obter um diferencial competitivo e fortalecer a marca no mercado, que pode ser uma estratégia aplicada em empresas ou até mesmo em escolas. 
 

Contudo, é comum que surjam dúvidas sobre quais cores de camisetas para uniformes utilizar para representar a corporação.

Afinal, as cores são capazes de chamar a atenção do público, mas também carregam diferentes mensagens. 
 

Pensando nisso, a Mirante preparou este artigo para te ajudar a tomar uma decisão assertiva. Não perca!
 

Importância da escolha certa de cor dos uniformes

Você sabia que cada tonalidade é capaz de despertar diferentes sensações e sentimentos ao público interno (colaboradores) e externo (clientes) da organização? Isso é possível pois cada cor transmite uma mensagem e gera diferentes estímulos.

 

Por essa razão, é importante que a escolha das cores de camisetas para uniformes seja feita de forma estratégica, de modo que atenda ao seu tipo de negócio.

 

Por exemplo, uma empresa inovadora e criativa pode apostar em tons mais coloridos e chamativos. Enquanto uma companhia mais tradicional e séria pode utilizar cores mais neutras.

 

Logo, para transmitir a mensagem desejada e concisa com o perfil da empresa, é imprescindível tomar cuidado com a escolha das cores.
 

Leia também: 5 benefícios de uniformizar seus funcionários e como escolher a melhor camiseta de uniforme


 


Mas como escolher a cor certa? 4 dicas para te ajudar

Agora que você já sabe que a escolha das cores de camisetas para uniformes não deve ser feita de maneira aleatória, mas sim estratégica, é hora de descobrir como tomar a melhor decisão possível.

 

Confira nossas dicas e pontos que você deve observar:
 

1. Atente-se ao tipo de atividade do seu negócio
 

A função dos colaboradores deve ser levada em consideração. Em atividades de limpeza, mecânica e construção, por exemplo, o risco de manchar o tecido permanentemente é maior. Logo, camisetas escuras tendem a ser mais vantajosas.

 

Por outro lado, quem desenvolve suas atividades em ambientes externos, como pesquisadores de campo e atendentes de posto de gasolina, terá maior frescor e conforto com camisetas em tons claros. 
 

2. O tecido utilizado na confecção das peças

O uniforme é uma roupa utilizada com alta frequência. Por isso, até mesmo o tecido deve ser bem escolhido.

 

Tecidos 100% algodão, por exemplo, desbotam com mais facilidade. Logo, uniformes de cores escuras e com esse material tendem a ter uma durabilidade menor.

 

Nesses casos, a melhor saída é escolher outros tecidos, como poliéster e malha PV (poliéster + viscose), para aumentar a vida útil das peças.


3. A identidade visual da empresa

A identidade visual da empresa deve ser uma prioridade ao escolher as cores de camisetas para uniformes.

 

Lembre-se que seu logotipo deve estar presente nas peças. Logo, a tonalidade precisa permitir uma fácil visualização.

 

Por exemplo, se seu logo é azul, ele passará despercebido em uma camiseta da mesma cor. Nessa situação, o recomendado é usar uma camiseta de tom neutro, como branco ou cinza.
  

4. O método de personalização

Existem várias técnicas para personalizar camisetas de uniformes. As mais comuns são silk screen, sublimação, transfer laser e bordado.

 

Contudo, cada uma possui suas particularidades, que também devem ser levadas em consideração antes de escolher as cores de camisetas para uniformes.

 

Na sublimação, por exemplo, deve ser usado camisas de cor clara e tecidos de fibras sintéticas.

 

Já no transfer laser, por exemplo, o recomendado é utilizar peças 100% algodão. No silk screen, não há limitações, mas o poliéster absorve melhor a tinta.

 

Agora, no caso de camisas polo, a técnica de personalização mais indicada é o bordado.
 

Qual a relação da psicologia das cores para uniformes?

A psicologia das cores é um estudo que revela como o cérebro humano identifica e percebe as tonalidades de diferentes formas.
 

Por isso, as cores são elementos de estímulo imediato, capazes de provocar sensações positivas ou negativas nos observadores, além de influenciar em suas emoções, sentimentos e desejos. 

 

Devido ao potencial das cores, podemos observar sua atuação em estratégias de marketing, na publicidade, arquitetura, moda, design, entre outros. 

 

E, na escolha das cores de camisetas para uniformes não é diferente. Afinal, se trata de um elemento visual capaz de divulgar a empresa, além de ser um meio de transmitir uma mensagem.
 

Opções de cores de camisetas para uniformes

No processo de tomada de decisão quanto à escolha das cores de camisetas para uniformes, você também pode utilizar a psicologia das cores. 
 

Conheça a tabela de cores para camisetas e seus respectivos significados:
 

- Branco: respeito, limpeza, paz, simplicidade, precisão e pureza;

- Preto: elegância, sofisticação, formalidade e estilo;

- Cinza: humildade, sutileza e respeito;

- Vermelho: entusiasmo, força, liderança, velocidade, poder e energia;

- Rosa: suavidade, acolhimento, romantismo, inocência, delicadeza, charme e feminilidade;

- Roxo: concentração, otimismo, independência, mistério, dignidade, criatividade e luxo;

- Azul: harmonia, calma, lealdade, tecnologia, liberdade, confiança, estabilidade, ordem e segurança;

- Verde: esperança, desenvolvimento, calma, saúde, juventude, renovação, vigor,  boa sorte, natureza, autoconsciência e perseverança;

- Amarelo: sabedoria, concentração, comunicação, disciplina, alegria, imaginação e otimismo;

- Laranja: equilíbrio, entusiasmo, energia, humor, criatividade, expansão e equilíbrio;

- Marrom: solidez, calma, simplicidade, resistência, conforto, confiabilidade e estabilidade.

 

Agora que você já conhece a tabela de cores de tecidos para uniformes e as mensagens que cada tom transmite, a tomada de decisão fica mais assertiva.

 

Basta compará-las com os valores da sua empresa e com a imagem que a sua marca deseja transmitir. É importante se atentar a esses detalhes para se manter fiel à identidade visual da marca!
 

Compre as melhores camisetas para estampar com vendas para atacado e varejo. Nossos produtos são a pronta entrega e fazemos o despacho em até 2 dias úteis!

 

Conclusão

Como vimos, existem muitas possibilidades de cores de camisetas para uniformes, mas é necessário escolher de acordo com os objetivos e personalidade da empresa.
 

Assim, será possível reforçar a identidade visual da marca e despertar as sensações e os sentimentos certos no público interno e externo.

 

Com a escolha estratégica das tonalidades, a sua empresa conseguirá aproveitar ainda mais os benefícios de uniformizar seus funcionários!