6 dicas de uniformes para empresas e benefícios do uniforme

Você sabia que uma das chaves para o sucesso de uma empresa é a identidade visual e corporativa da marca? Conheça algumas dicas que podem ajudar a sua empresa!

Dicas | Julho de 2021

Você sabia que uma das chaves para o sucesso de uma empresa é a identidade visual e corporativa da marca? 

 

Isso é possível porque uma imagem forte é capaz de destacar a empresa da concorrência, além de transmitir maior credibilidade e profissionalismo. 

 

Dentre as estratégias para fortalecer a sua marca está a uniformização dos colaboradores. Contudo, na hora de escolher as roupas ideais para sua equipe, é comum ter dúvidas.

 

Para te ajudar, a Mirante separou as melhores dicas de uniformes para empresas para que você faça a escolha certa. Acompanhe!
 

Quais são os benefícios do uniforme para a empresa?

Antes de falarmos das dicas de uniformes para empresas, é importante que você conheça, afinal, quais são as vantagens de adotar essa estratégia.

 

Existem diversos benefícios de uniformizar seus funcionários que provam que essa ação é mais inteligente do que muitos gestores imaginam:

 

  • fortalece a imagem da marca: a empresa se diferencia da concorrência e cria uma imagem única para clientes e para a sociedade;

 

  • transmite credibilidade e profissionalismo: demonstra aos clientes e parceiros de negócio que a empresa é organizada e comprometida com resultados, o que eleva  respeito e a fidelização;

 

  • favorece o espírito de equipe: quando toda equipe trabalha com a mesma vestimenta, gera sensação de pertencimento, o que impacta positivamente na produtividade e engajamento dos colaboradores;

 

  • gera ação de marketing gratuita: os colaboradores são os melhores embaixadores da marca e quando os uniformes são usados fora do ambiente corporativo, se torna um forte canal de comunicação da marca;

 

  • promove o orgulho da empresa: o uniforme fortalece a cultura organizacional e faz com que o colaborador se sinta parte do negócio, sentindo-se orgulhoso de pertencer ao grupo.
     

Quais as melhores cores para uniformes para empresas?

Uma das dicas de uniformes para empresas é escolher bem as cores. O ideal é que estejam relacionadas à identidade visual do seu negócio.

 

Porém, evite combinações muito coloridas, valorize sempre o equilíbrio. Lembre-se que você ainda poderá adicionar frases, logo ou o nome dos funcionários por meio de técnicas de estamparia, como transfer laser e silk screen.

Dicas de uniformes para empresas: saiba como personalizá-los

Já deu para perceber o potencial da adoção de uniformes corporativos para a sua organização, não é mesmo?

 

Porém, para que proporcione resultados ainda melhores, é preciso saber como realizar essa ação de forma assertiva. 

 

Então, vamos às dicas de uniformes para empresas?
 

1. Defina a necessidade da empresa

O primeiro passo para encontrar o uniforme mais adequado é analisar a necessidade da empresa. Isso porque o tipo de trabalho influencia diretamente no estilo de vestimenta.

 

Se estiver na dúvida entre camisa ou camiseta, por exemplo, entenda que funcionários que trabalham na produção necessitam de mais mobilidade e conforto, logo as camisetas são boas opções.

 

Já profissionais que atuam na área administrativa e têm mais contato com clientes, devem transmitir formalidade. Nesse caso, a camisa social ou a camisa polo são as melhores alternativas.

 

Portanto, a escolha dependerá do setor em que seu negócio está inserido. Por isso, determine o uniforme que oferece mais segurança e conforto ao colaborador e que estejam de acordo com suas atividades. 
 

2. Alinhe o uniforme com a imagem da empresa

Dentre as dicas de uniformes para empresas, uma das principais é que a escolha esteja alinhada com a imagem da empresa.

 

Portanto, você precisará identificar a personalidade da sua marca e como a empresa quer ser vista pelos clientes e pela sociedade.

 

Você deseja transmitir a imagem de uma empresa séria e tradicional ou a proposta é demonstrar que a organização é moderna? Pense nisso!

 

Por fim, acrescente cores, logo e slogan da empresa no nome para facilitar o reconhecimento em qualquer ambiente.

3.  Cuidado para manter a padronização
 

Se você perceber ao uniformizar seus colaboradores é preciso criar modelos diferentes para cada setor, lembre-se de ter cuidado para manter um padrão.

 

Assim, o público terá mais facilidade para identificar todos os colaboradores que fazem parte da empresa. Também é uma maneira de fortalecer ainda mais a imagem da organização!


4. Faça escolhas estratégicas, confortáveis e éticas
 

A próxima dica de uniformes para empresas é se atentar para realizar escolhas estratégicas quanto ao tipo de malha, tamanhos e modelos.

 

Para proporcionar mais praticidade aos colaboradores, dê preferência a tecidos que não amassam e que são confortáveis, como camisetas de poliéster e polo piquet.

 

Assim, os colaboradores não precisarão utilizar o ferro de passar roupa, e também não há riscos do uniforme acabar mais amarrotado ao longo do dia.

 

Além disso, por questões éticas, os uniformes devem cobrir totalmente as partes do corpo que estejam acima do joelho, cotovelos e tronco. Também não devem ser justos a ponto de ficar colado no corpo, o que pode causar constrangimentos e desconfortos.

 

Por isso, o ideal é solicitar ao profissional que escolha os tamanhos que costumam utilizar ou tire suas medidas. Desta forma, você comprará uniformes que realmente servirão em cada colaborador.
 

5. Renove os uniformes anualmente

Ainda que você utilize materiais de boa qualidade e durabilidade, as fibras acabam se desgastando com o tempo. Afinal, trata-se de uma roupa que é utilizada com alta frequência.

 

Por essa razão, o recomendado é renovar os uniformes ao menos uma vez por ano para que as peças mantenham a boa aparência. 

 

Lembre-se que os uniformes refletem a imagem da empresa e é crucial que estejam sempre em bom estado de conservação.
 

6. Escolha um bom fornecedor
 

Por fim, uma das dicas de uniformes para empresas que você precisa se atentar é quanto a escolha do fornecedor.

 

Procure por empresas especializadas no segmento que forneçam produtos de alta qualidade e durabilidade por um bom custo-benefício. 

 

A Loja Mirante é líder em vendas de camisetas básicas e lisas, ideal para quem quer uniformizar seus funcionários.

 

Nossos produtos passam por um rigoroso controle de qualidade em todos os setores de produção, desde a procedência do fio, corte, costura e expedição até a chegada do produto nas mãos do cliente.
 

Compre as melhores camisetas para estampar com vendas para atacado e varejo. Nossos produtos são a pronta entrega e fazemos o despacho em até 2 dias úteis!

 

Conclusão

Para aproveitar ao máximo os benefícios de uniformizar seus funcionários, é importante colocar as dicas de uniformes para empresas em prática.
 

Assim, você conseguirá fortalecer ainda mais a imagem da sua empresa, além de realizar escolhas condizentes com o seu tipo de negócio e com as atividades desenvolvidas pelos seus colaboradores.